Olha o que a Letícia Armani escreveu depois de uma breve entrevista que fez comigo.

Fábio Campana diz que tem todas as vocações, e que isso significa não ter nenhuma. Vamos ao que ele conta sobre si mesmo. iniciou cinco cursos universitários. Direito, jornalismo, economia, filosofia e psicologia. Só chegou à licenciatura em psicologia. E olhe lá. Tentou outras profissões. Ator, foi mal. Artista plástico, não foi longe. Nem perto. Baterista de jazz? Sua coordenação motora é péssima. Imaginou ser médico, arquiteto ou, pasmem, adestrador de cães. Não prosperou.

A verdade é que, desde muito cedo, Fábio Campana gostou mesmo de fazer duas coisas. Ler e escrever. Sua intimidade com as palavras, seu domínio da linguagem, o prazer na elaboração do texto, foi o que fez dele jornalista, editor, escritor, analista, crítico e, principalmente, poeta. Mais que tudo, poeta.

Quem sobrevive da poesia? Pois Campana se inventou e reinventou para garantir a existência. Foi diretor de marketing, publicitário, dirigiu campanhas eleitorais, deu consultoria a presidentes e governadores, aqui e no exterior. Aproveitou a experiência na militância política que nem sempre foi tranquila. Nos anos de chumbo foi preso político, passou pelos sofrimentos mais vis, que lhe deixaram cicatrizes, principalmente na alma.

Mas nem só de tristezas foi a sua vida neste vale de lágrimas. Amou, casou, teve filhos, neto. Amou. Viajou, correu o mundo, voltou. Sempre voltou a Curitiba.

Hoje, Fábio Campana tem uma obra consistente. Escreveu romances, contos, crônicas e tem vários livros de poesias. Prepara suas memórias de uma vida intensa, de vitórias e decepções. E logo terá mais um livro de poesias, Poema de Véspera. Não o último. Há outros a caminho. Inclusive um de poesia de escárnio ou canções de maldizer. Morro de curiosidade, mas ele não abre. Vamos esperar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s